quinta-feira, 17 de abril de 2008

O que é Ortóptica?

O que é Ortóptica?

Do grego orthos = direito + ops = vista.

Ramo da oftalmologia que trata dos defeitos da visão sensorial e motora. O Ortoptista (profissional que realiza Ortóptica) faz o tratamento clínico de todos os tipos de estrabismo, popularmente chamado de “desvio” ou “olho torto”, das conseqüências dele, como baixa de visão (ambliopia) e dos sintomas relacionados.
Existem diversos tipos de estrabismos:
-Os visíveis e constantes digamos assim, que aparecem na infância ou os congênitos.
-Os visíveis e intermitentes, ou seja, há momentos em que a pessoa consegue controlar e há momentos em que o estrabismo fica visível, descontrolado, que também na maioria das vezes aparece na infância.
-E há os que são chamados de latentes, em que a pessoa consegue controlar o estrabismo, mesmo que muitas vezes à custa de um grande esforço (dores de cabeça, exemplo mais comum).

No Brasil ( cerca de 15% da população) tem algum problema oftalmológico, ligado à necessidade de um tratamento ortóptico. Na infância o problema é ainda mais sério, quando falamos em dificuldade de aprendizagem, é comum relacionarmos algumas delas a deficiências de visão. De fato, crianças com astigmatismo, miopia e hipermetropia não conseguem acompanhar as aulas satisfatoriamente, pelo simples fato de não conseguirem enxergar direito o que está escrito no quadro ou nos próprios cadernos. No entanto, existem problemas também ligados à visão que são mais difíceis de detectar ou perceber. “Dores de cabeça no final de uma aula, em 70% dos casos, são provenientes de deficiências do sistema muscular do olho, que é do que trata a ortóptica. E estas dores não vêm sozinhas, mas acompanhadas de outros sintomas, como cansaço, desinteresse pela leitura e troca de letras semelhantes, só para citar alguns exemplos”.
Uma vez diagnosticado o problema, o tratamento consiste basicamente em dar tônus à musculatura. Para isto, o ortoptista utiliza vários instrumentos. A ortóptica usa prismas de diferentes espessuras para auxiliar a convergência e exercícios específicos e tampão. O ortoptista faz a musculação dos olhos, um fisioterapeuta ocular. O tratamento da ambliopia (baixa de visão em pacientes com diferentes tipos de estrabismo) é instituído antes da idade de 1 (um ) ano e 8 (oito) meses, a tendência de recidiva da ambliopia nestas crianças quando tiverem idade de 8 (oito) a 10 (dez) anos, é muito menor que se o tratamento é instituído após a idade de 1 (um) ano e 8 (oito) meses.
É importante ressaltar que o oftalmologista e o ortoptista são profissionais distintos. O oftalmologista até pode fazer o que um ortoptista faz, nos lugares em que não há um profissional de ortóptica, pois é o médico especializado na área ocular, mas para o tratamento dos distúrbios da visão dos quais já falamos, o ortoptista é o profissional indicado, pois é formado especialmente para isso, ou seja, ele fez um curso superior específico apenas para tratar das disfunções da movimentação dos olhos e da baixa de visão.