sábado, 5 de abril de 2008

Dando o pontapé inicial a nossa jornada...

Olá! Sou Professor e coordenador de curso Universitário, neste blog abordarei sobre um assunto pouco difundido nos meios de comunicação para a população: Neurologia da Visão. Busco a possibilidade de divulgar a população alguns dados desconhecidos!
Todas estas pautas podem ser fundamentadas posteriormente com artigos da Literatura médica científica para comprovar sua veracidade, são poucos difundidos nos meios de comunicação pela pequena parcela de profissionais especialistas na área. A maioria dos meus pacientes são como você que está me lendo, trabalham horas no computador, possuem dores de cabeça esporádicas, na região ao redor dos olhos, nos próprios olhos, na região acima da nuca, na região lateral da cabeça. Além disso, sente coceira nos olhos, olhos vermelhos, embaçamentos visuais constantes; já procurou o Oftalmologista que lhe receitou óculos e não resolveu muito o quadro, ou até procurou o neurologista, que constatou uma enxaqueca, mas que nunca se cura! Se você trabalha horas na frente de computadores, em locais de iluminação inadequada, postura inadequada, enfim pode estar sofrendo de uma descompensação da Visão Binocular ou Ortóptica! Talvez você mesmo tenha se identificado com isto, ou conhece algum colega com estes sintomas. Nós os Ortoptistas, trabalhamos com oftalmologistas, em seus consultórios.

Nossos próximos assuntos:

-Como solucionar o incômodo visual nos usuários de computador e videogames? Vocês sabiam que a maioria dos Transtornos visuais causados por estas “novidades tecnológicas”, podem ser reversíveis? E que os sintomas são geralmente confundidos com outros mais sérios? Como as dores de cabeça!
-Como detectar problemas visuais precocemente (bebês, etc...). Existem maneiras simples de detecção pelos próprios pais!
-Como os exercícios Ortópticos ajudam na nossa visão e na correção de problemas como olho torto e dores de cabeça visuais. Dores de cabeça que se iniciam geralmente à tarde e a noite, na região ao redor dos olhos, na maioria das vezes, são causadas por transtornos ortópticos pelo uso do computador ou em pacientes, que, por exemplo, usam aparelhos dentários?! E que quando descobertos precocemente podem ser curados sem o uso de medicação só com terapias visuais com Ortoptistas e fisioterapeutas concomitantemente.
-As alterações visuais que levam os problemas de postura e de coluna. Há alterações visuais que geram problemas sérios de desvios de coluna, e poucas pessoas, desconhecem tal fato!
-As alterações visuais na Dislexia, meu filho não aprende por que ele não enxerga?